Bem-vindos e bem-vindas ao nosso mundo colorido!

img1

As crianças estão crescendo num mundo cada vez mais diverso, onde questões importantes estão deixando de ser abordadas ou muitas vezes os responsáveis nem sabem como explicar certas coisas. A Francisca e os seus amigos e amigas esperam fazer amizade com as crianças e seus responsáveis que querem saber mais sobre o que está acontecendo em volta deles, através de uma literatura crítica, que busca trabalhar a condição humana e social de maneira divertida.

Francisca é uma menina como muitas outras. Magrela e alegre, tem 6 anos, mora na cidade grande e tem muitas perguntas na cabeça. Algumas podem ser simples, como ‘por que ela tem que dormir se acha que não está com sono?’ ou ‘por que não pode comer doce antes das refeições?’. Outras um pouco mais complicadas, como ‘por que tem gente que diz que rosa é cor de mulher e azul de homem?’, ‘por que a sua melhor amiga não tem pai?’ ou ‘por que seus pais não moram mais juntos?’.

Se você tem esperança em um mundo de mais amor e respeito com a diversidade humana e a Natureza, queremos ter a oportunidade de apresentar a Francisca e os seus amigos. O desconhecimento leva ao preconceito, violência, sofrimento e espanto diante da diversidade social, cultural, sexual e étnico-racial. A Francisca vai abordar temas contemporâneos com uma visão otimista e contribuir para uma educação inclusiva.

“Questões fundamentais da existência atingem crianças e jovens com intensidade semelhante à que atinge os adultos, mas os temas que expressam a angústia frente a essas questões são considerados polêmicos, e obras que tratem do mal, da morte, da violência na escola, da sexualidade, do homoerotismo são, em geral, consideradas ousadas, perigosas, inadequadas pelos docentes, e costumam passar longe da sala de aula, quando se sabe que nelas reside a possibilidade de, por meio da ficção, reconhecer e discutir os enigmas da existência humana e a problemática das relações sociais e, ainda, alcançar a construção de respostas existenciais necessárias aos projetos pessoais e coletivos.[1]

O projeto consta, a princípio, de uma série de 8 (oito) livros, com cerca de 20 (vinte) páginas cada, podendo ser ampliado e o formato repensado. O público estimado a quem a série se destina é o infantil, para crianças de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de idade. Francisca pretende mostrar sua visão da realidade e diversão, além de abordar temas considerados polêmicos e os diferentes hábitos e valores existentes na sociedade contemporânea.

Foi pensando na importância de abordarmos temas muitas vezes considerados polêmicos na sociedade atual que decidi desenvolver a série. A princípio assuntos menos densos são retratados em Francisca, como a separação dos pais e  conflitos infantis, intercalados por temas mais corriqueiros, para não transformar o projeto em uma série pesada (para os responsáveis). A intenção é avançar a coletânea e falar inclusive sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, adoção e morte, entre outros temas necessários.

Visite nosso blog para ficar por dentro das novidades coloridas clicando AQUI!

Carolina Graciosa da Fonseca


[1] Salto para o Futuro. Boletim 11, junho de 2007. Debate: Temas polêmicos na literatura. Conceituação e justificativa. Nilma Lacerda. Pág.03.

Deixe um comentário bem colorido ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s