Dica da Chica: livros sobre #diversidade (#literatura #LiteraturaInfantil #inclusão #leitura #livro)

 O mundo colorido de Francisca reforça em seus livros o tema da diversidade, como a diversidade étnico-racial. Sininha é a menina negra amiga de Francisca, que é branca. No primeiro livro da série temos vários outros exemplos de diversidade, apresentando personagens de etnias variadas compondo um mundo mais do que colorido: entre outros personagens, Deco tem cabelo de anjo e Ziloca é nisei. Já Tom é gordinho e Casquinha usa óculos.

Falamos muito sobre ‘O cabelo de Cora‘ em nossa página do Facebook, que apresenta uma menina que tem o cabelo super crespo: ‘Cora é uma menina como as outras, que adora ir à escola e é bastante orgulhosa do seu cabelo. Ele não é liso como o das outras meninas. É crespo como o de sua Tia Vilma e sua avó. Mas talvez ‘O cabelo de Cora’ não pareça tão belo para suas colegas e ela pode precisar de um empurrãozinho para aprender a amá-lo de novo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que ele é.’ O livro explora o fato de que peso, altura ou um simples penteado fora do padrão podem causar problemas se a criança não possuir a autoestima de Cora.

cora

Outro livro que trata do tema é o ‘Menina bonita do laço de fita‘ que por meio da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra oferece uma forma de apresentar às crianças a riqueza da diversidade étnica do Brasil e mostrar a importância de saber lidar com as diferenças.

menina-bonita-fita-246x300

Que tal apresentar leituras ricas como essas para as crianças?

Deixe um comentário bem colorido ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s