Estudos em diversas partes do mundo mostram que crianças que participam do preparo das refeições gostam mais de frutas, vegetais e comidas saudáveis. O simples fato desses alimentos estarem disponíveis em casa e na escola já familiariza a criança com eles e aumenta a chance delas gostarem de comê-los. Outra prática interessante e bastante educativa é levar os pimpolhos e pimpolhas para a feira livre. Bastante comuns aqui no Brasil, elas são coloridas e os produtos geralmente estão em ótimo estado de conservação. Além das frutas, verduras e leguminosas; ovos, frangos e peixes também são vendidos, além de vários outros produtos. Muitas feiras têm barracas de pastéis e caldo de cana, e faz a alegria de quem por elas passam. Produtos regionais também são populares, como o deliciosos queijo Serra da Canastra, que vem de Minas Gerais e produtos nordestinos, como a tapioca recheada de queijo coalho. Tudo delicioso e fresco.
Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, chegou à conclusão que chamar as crianças para ajudar a preparar as refeições é a melhor maneira de fazer com que elas aprendam a fazer escolhas saudáveis na alimentação (fonte: Revista Crescer):
Depois de analisar o comportamento das crianças na cozinha, os cientistas perguntaram o que elas gostavam de comer. A maioria afirmou gostar de frutas. Mas aqueles que participaram do preparo das refeições mais vezes também colocaram verduras e legumes na lista de preferências, além de se mostrarem mais confiantes sobre a importância de fazer escolhas mais saudáveis.
É claro que as atividades na cozinha devem ser sempre monitoradas por adultos.
=> Leia a matéria da Revista Crescer na íntegra:
Seu filho não come nada? Leve-o para a cozinha!
=> Leia mais sobre as feiras livres: